terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Produção brasileira domina Festival Luso-Brasileiro


As produções brasileiras venceram os principais prémios das três secções do Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira que terminou no domingo, anunciou fonte da organização.

«Meu Nome é Dindi», realizado por Bruno Safadi, foi o melhor filme entre as longas-metragens a concurso, «Muro», de Tião, nas curtas-metragens, enquanto «A Bela P.», de João Marcos de Almeida, na secção «Somos todos filhos da terra», dominaram o certame.

Na secção competitiva de curtas-metragens, «Corrente», do português Rodrigo Areias, venceu o Prémio Especial do Júri, enquanto «The Tile-Jail Toilet-Tale», dos portugueses João Rodrigues e Soetkin Verstegen, arrecadou o Prémio Revelação.

«Convite Para Jantar com o Camarada Stalin», do brasileiro Ricardo Alves Júnior, conquistou o Prémio da Crítica, «Alpha», do português Miguel Fonseca, o Prémio dos Cineclubes, e o «Muro» o Prémio do Público.

O Prémio «2: Onda Curta» foi atribuído a «Eu e Crocodilos», da realizadora brasileira Marcela Arantes.

Na secção competitiva de longas-metragens, «Aquele Querido Mês de Agosto», do português Miguel Gomes conquistou quatro prémios: Especial do Júri, Crítica, Cineclubes e Público.
O Prémio Revelação foi para «A Festa da Menina Morta», do brasileiro Matheus Nachtergaele.
A brasileira Djin Sganzerla venceu o prémio de Melhor Actriz pela interpretação em «Meu Nome é Dindi». Daniel Oliveira foi considerado o melhor actor em «A Festa da Menina Morta».
Na secção «Somos todos filhos da terra», o Prémio do Público foi para «Triangulum», da dupla brasileira Melissa Dullius e Gustavo Jahn.

O júri atribuiu ainda menções honrosas aos realizadores brasileiros Luís René Guerra, com «Os Sapatos de Aristeu», Marcos Pimentel («A Arquitetura do Corpo»), Anna Azevedo («Dreznica») e Anita Rocha da Silveira («O Vampiro do Meio-Dia»).

Durante nove dias de duração do 12º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira foram apresentados cerca de 60 filmes (seis deles em estreias mundiais), sendo exibidos na sua quase totalidade com a presença dos realizadores e actores.




in http://www.cinema.iol.pt/noticia.php?id=1021558&div_id=2903

Blog oficial http://www.cineclubedafeira.net/lsb_blog/

Sem comentários: