O antigo Palácio da Justiça será demolido. No seu lugar deve surgir o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua de Santa Maria da Feira. A informação é da Autarquia que já iniciou concurso para o projecto do equipamento.
O terreno onde se encontra instaladoo antigo tribunal da Feira, que foi abandonado de forma precipitada devido ao risco iminente de colapso apesar de contar apenas com 17 anos de existência, pertence à Autarquia que espera a devolução formal do espaço por parte do Ministério da Justiça.
De acordo com declarações do presidente da Câmara, Alfredo Henrique, o assunto com o Ministério da Justiça deverá estar "definitivamente resolvido nos próximos 15 dias". Prevê-se que o edifício seja demolido para que o local receba o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua. Contudo, o autarca refere que esta localização é apenas uma das duas hipóteses em estudo. "Poderá ser nesse local ou no espaço do antigo matadouro", explicou.
Alfredo Henriques precisa que a propalada construção só será uma realidade se o projecto for aprovado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), já que o investimento previsto deverá situar-se entre os quatro e os cinco milhões de euros. "Se não for aprovado, não será construído", garante.
O autarca reivindica, ainda, que o futuro Centro de Artes Criativas previsto para o Norte do País fique instalado no imóvel. "Temos tradição neste tipo de espectáculos", justificou. De acordo com a mesma fonte, a construção do edifício poderá acontecer no final do corrente ano ou início de 2010.
O novo equipamento será a resposta do Município ao crescente interesse associativo e uma aposta no teatro e artes de rua, que se reflectem de forma mais visível na realização anual do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, uma referência internacional no género artístico.
A pensar no futuro edifício, a Autarquia lançou, recentemente, um concurso para a sua construção definindo desde logo algumas das valências e espaços que o mesmo irá comportar. O projecto terá que incluir um salão principal, uma sala de montagem e estaleiros, um pequeno auditório, um café-concerto e salas de apoio à realização de eventos ou acolhimento de companhias e área de residências artísticas. Deverá, ainda, conter o arranjo das zonas exteriores, para apoio às suas actividades.
O salão principal terá por base um espaço vocacionado para a criação (ensaios com actores e maquinarias) e o acolhimento de espectáculos de teatro de rua e de projectos para o espaço público (dança, musica, multimédia, artes plásticas, etc.) e com uma lotação máxima de 500 lugares sentados.
SALOMÃO RODRIGUES in JN http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Santa%20Maria%20da%20Feira&Option=Interior&content_id=1130679
Sem comentários:
Enviar um comentário