quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Maioria gosta e quer voltar a visitar a Viagem Medieval

A grande maioria dos visitantes da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira mostra-se satisfeita com a iniciativa que recria a Idade Média e pretende voltar. Os poucos reparos vão para os preços praticados e as dificuldades no estacionamento.

As conclusões fazem parte de uma tese de doutoramento do historiador feirense Roberto Carlos - "O Impacto das Recriações Históricas em Portugal" - e dizem respeito a dados provisórios relativos aos inquéritos efectuados na Viagem Medieval de 2009.

O estudo não está ainda concluído, porque se pretende comparar os dados recolhidos no ano passado com os da edição de 2010.
De acordo com o documento, a que o JN teve acesso, "a totalidade dos inquiridos [1045] ficou com uma opinião positiva da Viagem Medieval, uma vez que dinamiza e economia e atrai mais pessoas a Santa Maria da Feira".

O aumento em 33% de visitantes no Posto de Turismo da cidade durante a Viagem Medieval é outra das referências, assim como o aumento da taxa de ocupação dos hotéis, em percentagem ainda não divulgada.

As visitas ao recinto são efectuadas quase em igual número por homens e mulheres, existindo uma prevalência das idades entre os 15 e os 34 anos, com as habilitações académicas a situarem-se a nível secundário e superior.

Com a maioria a confessar que pretende gastar entre 10 e 30 euros, um dos pontos que merece reparo por parte dos visitantes são precisamente alguns dos preços. Juntam-se, nas razões de descontentamento, os acessos, as dificuldades no estacionamento e o grande aglomerado de pessoas.

Mas nada que "belisque" a nota global positiva dos visitantes que, de acordo com o mesmo inquérito, pretendem voltar à Viagem Medieval e aconselham o evento a amigos e familiares.

Outro dado relevante rende-se com o facto de terem sido identificados 12 casos de reconversão da actividade principal de micro empresas (doçaria, vestuário, calcado, artesanato, restauração), em função do projecto de recriação histórica.

Roberto Carlos considera que o Viagem Medieval "tornou-se na principal imagem de marca do concelho" de Santa Maria da Feira.

in http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Santa%20Maria%20da%20Feira&Option=Interior&content_id=1636561

Sem comentários: