quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Companhia Nacional de Bailado sábado em Santa Maria da Feira

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) inicia sábado uma digressão nacional por Santa Maria da Feira, Lamego e Évora, onde levará vários espectáculos com as coreografias "Isolda", "Lento para Quarteto de Cordas" e "Cantata".

De acordo com a CNB, os espectáculos da digressão começam dia 31 de Janeiro no Europarque, em Santa Maria da Feira, seguindo-se o Teatro Ricardo Conceição, em Lamego, a 04 de Fevereiro, e depois no Teatro Garcia de Rezende, em Évora, a 07 de Fevereiro.

Estas foram as cidades escolhidas para dar continuidade à digressão nacional da CNB iniciada em Dezembro de 2008 com o bailado "O Quebra-Nozes", inicialmente apresentado no Teatro Nacional de São Carlos, e depois no Teatro das Figuras, em Faro.
Pela primeira vez, a CNB dançará "Isolda", uma coreografia de Olga Roriz estreada em Lisboa a 31 de Janeiro de 1990 no Grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian pelo entretanto extinto Ballet Gulbenkian.

A coreografia tem música de Richard Wagner - "Tristão e Isolda - prelúdio e morte" - e inspira-se na heroína desta tragédia, mas Olga Roriz decidiu explorar a forma dramática no sentido teatral e mais físico.

"Lento para Quarteto de Cordas" é outra das coreografias do espectáculo, assinada por Vasco Wellenkamp, com música de Anton Webern, um registo lírico.

Nas palavras do coreógrafo e director artístico da CNB sobre esta obra "(...) viver fisicamente a música pode ser a mais sublime das emoções. Foi o que procurámos, movendo-nos dentro do seu canto e das imagens que a dança nos ofereceu...".

"Cantata", uma coreografia de Mauro Bigonzetti remontada por Carlos Prado, tem música criada a partir de temas tradicionais do sul de Itália dos séculos XVIII e XIX, interpretados pelo Gruppo Musicale Assurd, e estará no palco do Teatro Camões nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro pelas 15:00.

Esta coreografia, para um público a partir dos seis anos, aborda as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, querelas e ciúme, rendendo homenagem à cultura e tradição musical italianas.

Sem comentários: