domingo, 17 de outubro de 2010

Cavaco reconhece “20 anos de sucesso” do ISVOUGA



O Presidente da República inaugurou ontem o novo bloco do ISVOUGA, pedindo aos jovens que apostem na educação, a “ferramenta para enfrentar as dificuldades”


Foi lembrando que “a educação é um factor decisivo para o progresso do país” que o Presidente da República inaugurou, ontem, em Santa Maria da Feira, o novo edifício que passa a integrar o “campus” do Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA).
“O país não consegue avançar sem gente qualificada”, afirmou Cavaco Silva, que não deixou de se mostrar compreensivo com a “desilusão” que estarão a sentir os jovens licenciados que “não conseguem encontrar emprego compatível com a sua formação”.
O Presidente lançou-lhes o repto: “Não podem deixar-se influenciar pela conjuntura”. Em termos práticos, com aquela mensagem, quis acautelar que os jovens não desistam de apostar na sua formação, pois apesar da crise, “a educação é a ferramenta que permite enfrentar as dificuldades actuais”.
Recebido com entusiasmo pelas forças vivas da região, desde autarcas a empresários e a representantes do movimento associativo, a comunidade académica saudou-o à chegada com a Partituna. Cumprido o tradicional descerramento da placa inaugural, Cavaco Silva visitou as instalações, num percurso completado com uma exposição fotográfica alusiva aos momentos marcantes da vida do ISVOUGA.
Esta instituição está a assinalar o seu vigésimo aniversário e a inauguração do novo bloco representa um dos pontos altos do cartaz comemorativo. Em simultâneo, foi disponibilizada uma publicação retrospectiva da história do ISVOUGA.
A coincidência é que o próprio Cavaco Silva faz parte da narrativa do nascimento deste estabelecimento de ensino superior. Ele próprio, mas na qualidade de primeiro-ministro, presidiu à cerimónia inaugural, em 1990. “Recordo-me que já então valorizei a iniciativa da sociedade civil, que definiu como aposta estratégica a qualificação dos recursos humanos” para assegurar “o dinamismo industrial do Entre Douro e Vouga”, evocou Cavaco, durante as cerimónias de ontem. Foi neste enquadramento que, aliás, saudou os fundadores e amigos da instituição pelo ensejo de levar a obra por diante. Sobretudo porque há 20 anos “havia menos consciência da importância da educação para o progresso do país”.
O Presidente da República reconheceu que “estamos a celebrar 20 anos de sucesso, pois não restam dúvidas do contributo do ISVOUGA para o desenvolvimento da região”.

in http://www.diarioaveiro.pt/main.php?srvacr=pages_13&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_page=8932

Sem comentários: