quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Feiticeiro da Neve

Chama-se O Feiticeiro da Neve, é a nova produção do Palco Partilhado e tem data de estreia marcada para dia 5 de Novembro, pelas 21h00, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A belíssima história retrata a vida de duas irmãs muito diferentes. Um dia, algo inesperado acontece... Sem querer, enquanto puxava o cesto de água do poço, uma delas desequilibra-se e cai. E, como por magia, aparece no País da Neve, onde tudo é branquinho e extraordinariamente mágico. Misturando o teatro infantil, com o canto e a patinagem artística, este espectáculo é dedicado aos mais novos, não obstante o facto de abordar temas de "gente grande", como o aquecimento global e a importância dos valores. O preço dos bilhetes é de 10 euros, com desconto de 50 por cento para crianças dos 3 aos 12 anos.

O Feiticeiro da Neve

5 de Novembro - 21h00


Era uma vez… numa aldeia muito, mas muito longe daqui, um pai que tinha duas filhas. Rosa, a mais velha, era uma linda moça cheia de cachos dourados no cabelo, que trabalhava sem descanso para ajudar seu pai. Maria, a mais nova, era uma menina de tranças pretas que tinha tanto de sonhadora como de preguiçosa.
Assim começa esta linda história que retrata a vida de duas irmãs tão diferentes. Até que um dia algo inesperado acontece. Sem querer, enquanto puxava o cesto de água do poço, Rosa desequilibra-se e cai. E como por magia, aparece no País da Neve. Aqui tudo é branquinho e extraordinariamente mágico.
Rosa fica um pouco baralhada e admirada, porque no País da Neve todos os seres vivos falam e pedem-lhe ajuda. Aqui faz novos amigos, conhece o Boneco de Neve, a Flor de Cristal, o Gato Floquinho com quem brinca e canta depois de os ajudar.
Depois conhece o Feiticeiro da Neve que também lhe pede ajuda. O País da Neve está lentamente a derreter por causa dos maus comportamento das pessoas que vivem no Mundo Real, e o Feiticeiro está muito fraco e já não tem forças para salvar o seu país sozinho. Rosa não hesita em aceder ao seu pedido.
Mas a dada altura sente saudades de casa, do pai e de Maria, e pede ao seu novo amigo para a deixar voltar. O Feiticeiro da Neve fica triste porque gosta muito de Rosa, mas como ela foi tão boa menina, concede-lhe esse desejo e dá-lhe uma recompensa por ser tão trabalhadora.
Mas a dada altura sente saudades de casa, do pai e de Maria, e pede ao seu novo amigo para a deixar voltar. O Feiticeiro da Neve fica triste porque gosta muito de Rosa, mas como ela foi tão boa menina, concede-lhe esse desejo e dá-lhe uma recompensa por ser tão trabalhadora.
Quando regressa a casa é recebida com grande emoção pelo seu pai e por Maria. Ainda meio confusa e eufórica, Rosa conta todo o sucedido e mostra o tesouro que o Feiticeiro lhe deu como recompensa. Ao ouvir a história Maria, num acesso de ciúmes, corre e atira-se para dentro do poço.
Quando chega ao País da Neve encontra o gato Floquinho e a Flor de Cristal que dançam alegremente. Depois tentam ser amigos de Maria, mas esta apenas quer encontrar o Feiticeiro e receber um tesouro, quem sabe ainda maior do que o de sua irmã. Chega por fim junto do Feiticeiro que lhe conta o que se passa no País da Neve e lhe pede ajuda. Maria ignora por completo e exige a sua recompensa. O Feiticeiro fica furioso com o carácter daquela, aparentemente doce, menina. Por isso, depois de aconselhado pela Flor de Cristal, resolve dar uma valente lição a Maria.
A partir desse dia, a aparência física de Maria passou a ser o reflexo do seu interior. Feia e velha, era assim que todos viam Maria. A menina ficou destroçada e pediu ajuda ao Feiticeiro. Mas este disse-lhe que não podia fazer. Apenas Maria poderia quebrar o feitiço, mas para isso tinha de mudar, tinha de deixar de ser preguiçosa, interesseira, ciumenta e vaidosa. Precisava dar beleza ao seu interior ao seu carácter para assim poder ser bela aos olhos de todos.
Maria regressou a casa e passou a ajudar o seu pai e a sua irmã. E assim com o passar dos anos tornou-se uma bela mulher à semelhança de Rosa. E viveram os três… pai e as duas filhas… felizes para sempre!

Descrição da peça:
Esta é uma peça com apenas dois cenários, a aldeia perdida no meio das montanhas onde vivem o pai e as duas filhas, e o País da Neve. Os elementos que vão ilustrar as várias cenas serão, preferencialmente, em estrutura rotativa.
Num total de cinco actores está peça oferece várias performances artísticas, misturando o teatro infantil, com o canto e a patinagem artística. Como nota, no País da Neve todas as personagens que lá vivem se deslocam em patins.
O Feiticeiro da Neve é uma peça com uma linguagem cuidada e dedicada a crianças, e tem como temas centrais:
• O aquecimento global e as consequências dos nossos actos despreocupados com a mãe natureza.
• A importância dos valores na formação do carácter e personalidade quando somos crianças.
• A preguiça e o trabalho, de acordo com o provérbio, "a preguiça tudo dificulta, o trabalho facilita".

Descrição de personagens:
• Narrador (voz off)
• Pai, viúvo e com duas filhas adolescentes (Camilo Reis)
• Rosa, a irmã mais velha (Ana Ferreira)
• Maria, a irmã mais nova (Patrícia Candoso)
• O Pinheiro Velho (voz off)
• Boneco de Neve (voz off)
• Flor de Cristal (Diana Caetano)
• O Feiticeiro da Neve (Camilo Reis)
• O gato Floquinho (actor/patinador)


Bilhete normal: 10€
Crianças dos 3 aos 8 - 50% de desconto
Crianças até aos 2 anos inclusive não pagam, ficando ao colo.



- Idade Mínima 3 Anos
- Promotor Europarque
- Início de venda dos Bilhetes: 13-09-2010 12:00
- Fim de Venda de bilhetes: 06-11-2010 12:00
- Duração do espectáculo: 60 minutos

Sem comentários: